Dicas Creinvest – Junho

De forma a potenciarmos o conhecimento e a promovermos uma compra mais informada, criámos a rubrica “Dica Creinvest”, que dinamizamos semanalmente nas nossas redes sociais.  Acompanhe as dicas que partilhámos em junho.

SABIA QUE… existem tintas especificas para aplicar em divisões da casa e que previnem a humidade? Estas tintas, denominadas anti fungos, estão disponíveis no mercado com grau de brilho mate ou acetinado, e evitam o aparecimento de fungos, manchas de humidade e de condensação. No geral, estas tintas resistem à lavagem e garantem uma proteção superior face às convencionais. Podem ser aplicadas, por exemplo, nas cozinhas e casas de banho, divisões mais sujeitas ao aparecimento de fungos.

SABIA QUE… o vidro temperado é cinco vezes mais resistente do que o vidro comum? Este tipo de vidro é sujeito a um tratamento térmico a 650º, sendo posteriormente arrefecido, o que fortalece a sua estrutura. O vidro temperado é muito pouco flexível e não pode ser furado nem cortado após o seu processo de transformação, uma vez que tal pode provocar o estilhaçar total da peça. Em caso de quebra, transforma-se em pequenas partículas pouco aguçadas.

SABIA QUE… a máquina para alisar o betão é chamada de helicóptero? Esta máquina a gasolina foi desenvolvida para permitir um acabamento perfeito em pisos de betão. O seu funcionamento consiste em laminas que giram como “pás de helicóptero” com um controle de velocidade variável e um ajuste das lâminas que se adaptam às diferentes necessidades de acabamento. Existem vários modelos de talochas mecânicas “helicópteros”, que podem ser simples ou duplas, em que o operador é sentado em cima da máquina.

SABIA QUE… o vidro laminado é constituído por duas laminas de vidro, comum ou temperado, unidas por uma ou mais peliculas de plástico em PVB (polivinil butiral) através de calor e pressão? Em caso de quebra os estilhaços ficam colados a esta pelicula evitando acidentes. O vidro laminado apresenta uma menor resistência a impactos frontais quando comparado com o temperado. A união do vidro laminado com o temperado garante uma segurança adicional. Este tipo de vidro é ideal para fachadas, degraus e piscinas, entre outros.